Presidente destaca atuação da Câmara em acordo coletivo entre prefeitura e servidores

Para o presidente, atuação do Legislativo foi decisiva para o fim da greve dos servidores

Por: Assessoria gabinete Igor Oliveira - Foto: Newton Barbosa

Executivo e servidores assinaram na manhã de hoje o acordo coletivo da categoria. O evento aconteceu no Palácio Rio Branco. A Câmara Municipal marcou presença com os vereadores João Batista (PP), Rodrigo Simões (PDT) e Mauricio da Vila Abranches (PTB), além do presidente do legislativo Igor Oliveira (MDB).

O presidente, aliás, destacou a atuação da Câmara Municipal durante toda a negociação coletiva. Segundo Igor, desde o início da convenção a Câmara Municipal esteve de portas abertas para toda a categoria.

Quero destacar a atuação da Câmara Municipal durante toda a negociação coletiva dos servidores. Desde o início o colegiado se colocou à disposição dos trabalhadores no sentido de apoiar a categoria. Essa negociação é sempre difícil, pois entre a vontade e necessidade dos servidores existe a condição financeira da Prefeitura – disse o presidente.

A greve durou 10 dias. Nesse período, os servidores foram até o Legislativo buscar apoio, principalmente para que uma comissão formada pelos trabalhadores fosse recebida pelo prefeito municipal. Na sessão do dia 17 de abril, com o plenário lotado, o presidente do Legislativo ligou diretamente para o chefe do executivo e uma reunião para a manhã do dia seguinte foi marcada.

Na ocasião os parlamentares compareceram ao Palácio Rio Branco e cobraram uma proposta melhor aos servidores. Ficou decidido que o Governo faria uma nova investida e uma segunda reunião foi agendada entre a Comissão de Política Sala­rial, vereadores e a categoria.

A proposta inicial de 1.81% de aumento foi melhorada para 2,5% de reajuste nos salários, vale-alimentação e cesta nutricional de aposentados, a partir de 1º de março de 2018. O repasse representa 20% de ganho real sobre o percentual de 2,06% observado no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), utilizado para correção salarial.

Ficamos muito satisfeitos que a categoria aceitou a proposta e continuou a trabalhar firmemente, como sempre fez pelo bem da nossa cidade. São os servidores municipais os grandes responsáveis pelo bom funcionamento da máquina pública e a eles devemos agradecer o fato da cidade ter se mantido de pé durante o difícil período que viveu – comentou Igor.

Mais assinaturas

Também foram assinados os decretos para ajuste de sistema regulatório das categorias de Engenheiros, Arquiteto, Geólogo da Administração direta e indireta, Procurador do Município, Procurador Autárquico e Guarda Civil Municipal, alteração na estrutura administrativa do IPM, criação da gratificação para servidores públicos que utilizam motocicletas junto ao DAERP, adequação da jornada de trabalho dos operadores do sistema de água do Daerp e alteração da tabela de vencimentos dos agentes de fiscalização.